top of page

ॐ Yoga na Praça Encol

"Nós sonhamos, exploramos, criamos e realizamos
experiências ao ar livre"

     

"Se desejas a paz de espírito não procure defeitos nos outros: veja antes os seus próprios. Aprenda a considerar que o universo inteiro não é diferente de você mesmo. Ninguém vos é estranho. O universo e você são um.”


      A atítude de equilíbrio frente ao sucesso e ao fracasso é chamada Yoga 

"Yoga e a expressão da alma a traves de nosso corpo"

Maria Ines Martinez 

Professora de Yoga 

"Se todas as suas experiências podem ser explicadas logicamente, então você perdeu alguma coisa muito importante na vida". - Sri Sri Ravi Shankar

 

     No estado de Sampragnata Samadhi (consciência consciente), a lógica é especial, juntamente com a experiência de meditação na qual todas as experiências e pensamentos existem, acompanhados da bem-aventurança e da experiência de apenas “ser”.
     Três tipos de lógica
Para conhecer a si mesmo ou julgar suas ações você precisa conhecer três tipos de lógica: Tarka, Kutarka e Vitarka.

     Tarka
Tarka significa lógica. É o entendimento da lógica sequencial, que aumenta o conhecimento científico. Quando o entendimento da lógica sequencial muda, então a conclusão cientifica muda. Por exemplo, pesticidas eram considerados muito utilizáveis no passado, e agora foi provado que são muito prejudiciais. Tarka é a mudança de paradigmas. 

     Kutarka
Kutarka significa lógica errada ou ilógica, quando a intenção não é correta. Lógica é aplicada aqui com o único propósito de encontrar a falha. Quando no fundo você sabe que isso não é certo, mas mesmo assim, logicamente você prova que é correto. Isso é chamado Kutarka.
Por exemplo: A porta está metade aberta significa que a porta está metade fechada. Portanto, a porta está totalmente aberta significa que a porta está totalmente fechada! Ou Deus é Amor. O Amor é cego. Portanto, Deus é cego!

     Vitarka
Vitarka é uma lógica especial que é usada para prosseguir no mundo e perceber a verdade. Por exemplo, o conhecimento de Patanjali Yoga Sutras.
     Lógica leva ao samadhi
Logicamente você entende esse conhecimento, e mesmo ler ou falar sobre isso gera um certo efeito em nossas consciências. Isso é samadhi, que significa equanimidade. Dhi é o intelecto ou a faculdade da consciência que lhe mantém. Mesmo quando estamos falando sobre nós mesmos com uma lógica definida, nós estamos em estado de samadhi. 
     Vitarka é fazer perguntas para as quais não há respostas evidentes. Quem sou eu? Onde estou? O que eu realmente quero? Estas questões filosoficamente atraem a busca pelo conhecimento espiritual, aumentam sua consciência, e trazem o desabrochar da consciência, ou seja, aumenta o Atma Gyan (conhecimento do eu).
     Vitarka – lógica que não pode ser revertida
Lógica sempre pode mudar. Vitarka é a lógica que não pode ser condenada, que não pode ser revertida. Por exemplo, se alguém morre na sua frente, é óbvio que a pessoa está morta e você sabe que a vida que estava ali não está mais. Neste momento sua consciência está em um estado diferente. Quando você não está conectado emocionalmente a alguém, diga: o que acontece com a sua consciência? Você pensa que é o fim. Como quando um filme acaba, existe um sentimento de que tudo acabou. As pessoas saem do cinema e você pode ver que eles saem em um estado de consciência particular. Naquele momento há uma lógica em suas mentes, que é indiscutível e irreversível. 
               Tudo está mudando ou é obrigado a mudar, obrigado a dissolver e desaparecer. Isso é evidente. Vitarka eleva a consciência.
Como experimentar isso? Para experimentar isso, não precisamos sentar com os olhos fechados. Com os olhos abertos é óbvio o sentimento do “eu”. Tudo é vazio. Tudo está num estado de fluidez.
O mundo inteiro é apenas um “campo de quântica mecânica”. Isso é vitarka. Toda a ciência é baseada em tarka ou lógica. Um de seus tarka irrefutáveis é a física quântica. A calma na mente (ou experiência meditativa) que você ganha a partir desta lógica especial é vitarkanugama samadhi. 
Fonte: Arte de Viver.
 

 

 

 Diwali!

 

O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogo de artifício. Este festival celebra, entre outras histórias, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.
O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Muitas histórias são associados a Diwali. O feriado é atualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro, sendo uma época de muita religiosidade, votos de sacrifício e introspecção. Namaskar...

DESAPEGO.

 

A atitude do desapego consiste em olhar para objetos, pessoas e relacionamentos, reconhecendo objetivamente os seus valores e evitando projetar neles algo que não lhes seja intrínseco. Desapegar-se não é fugir de pessoas ou coisas mas relacionar corretamente com elas, reconhecendo a mim mesmo como plenitude e deixando de olhar para elas como a solução para minhas carências. Também é ser livre do sofrimento associado às vontades, caprichos ou aversões do ego. Em sânscrito, desapego se diz vairāgya.

bottom of page