top of page

ॐ Prioridades em uma pratica de Yoga

 

O que devo colocar em primeiro lugar?

Por Bruno Bartulich
www.yogajournal.com.br

 

Lembro a primeira vez que minha professora disse que eu devia, durante toda a prática, manter ujjayi pranayama, mula e udiyana bandha, drishti, além de executar asanas alinhados e ainda concentrar-me para não franzir a testa durante as posturas mais difíceis. Eu pensei: Impossível! Como podíamos fazer tantas coisas ao mesmo tempo? 
Acabei percebendo que somos capazes de desenvolver habilidades que a princípio consideramos impossíveis. A prática regular faz milagres. O cérebro é mais capaz do que imaginamos. 
Quando há várias técnicas em simultâneo, a dica é começar pelo que é mais importante. E é sobre isso que escrevo hoje: O que é fundamental, o que é prioritário numa prática de Yoga? 
Como sei que temos aqui leitores de diversos métodos, tentarei falar daquilo que é fundamental em qualquer prática de Yoga. É claro que cada método tem suas técnicas, mas pelo que percebi até agora do Yoga, há algumas coisas fundamentais que o iniciante, na dificuldade em fazer tudo, deve se concentrar, não importando o método escolhido.

Primeiro. Não importa se o método escolhido seja mais físico ou mais meditativo: o yogi deve preservar sua integridade e praticar ahimsa. A prática de Yoga não deve causar lesões ou prejudicar a saúde. Parece óbvio mas é bom lembrar que não-violência deve ser o fundamento de todas as práticas. Há, sim, certas práticas mais sacrificantes do tipo deixar o braço para o alto 12 anos, mas estes tipos de prática não estão em nosso contexto. Seja asana, pranayama, meditação ou outras técnicas, devemos ter em mente que o Yoga foi concebido para nos ajudar a transcender os três sofrimentos.O Yoga-Bhashya (1.31) diz que a dor ou sofrimento (duhkha) é de três tipos: (1) adhyamika causada pelo próprio ser, (2) adhibhautika - causada por outros seres, e (3)adhidaivika - causada pelas divinda¬des ou por forças naturais.

Segundo. Respiração profunda. Durante a maior parte das práticas devemos como segunda prioridade adotar a respiração profunda. Na verdade respirar profundamente também visa respeitar ahimsa. Se para permanecer em alguma postura você tem que sacrificar a respiração bloqueando-a ou encurtando-a, vale a pena reavaliar a quantidade de esforço aplicado e priorizar a respiração profunda e equânime. Respirar profundamente, além de bem oxigenar o corpo, ajuda a manter a mente e as emoções em paz.

Terceiro. Udiyana bandha. A contração do baixo ventre é fundamental. Sabe-se que os bandhas são muito benéficos, produzem calor interno, fortalecem a região e sobretudo protegem a coluna.

Quarto. Alinhamento. Assim como respirar profundamente, estar atento ao alinhamento protege as articulações e portanto também é ahimsa. Yoga deve trazer saúde em diferentes níveis e deve também trazer mais saúde à coluna.

Recomedaria a um iniciante, portanto, que priorizasse durante a prática: preservar o corpo, respirar profundamente, udiyana bandha e alinhamento postural. Estando estas atitudes fundamentais presentes, somente então podemos pensar em outras coisas como, por exemplo, aprofundar-nos no asana. 
Resumindo, se para fazer um asana você precisa prejudicar seu corpo, sua coluna ou sua respiração, não o faça! 
Um outro aspecto que considero também fundamental, é a atitude com que praticamos. Nossa mente tem natureza oscilante e com Yoga buscamos um estado de estabilidade mental ou como afirma Patañjali “Citta vritti nirodaha” (Y.S 1.2). Será benéfico praticarmos competindo, seja consigo mesmo ou com outros? Acho que não. Já imaginou que paradoxo nonsense ficar estressado por práticar Yoga?
A atitude de observador durante a prática é um bom treino para desenvolver diversas capacidades: contentamento, equanimidade, adaptabilidade e etc. Uma sugestão para que a prática seja proveitosa no caso de ser ainda muito difícil manter a atitude de observador todo o tempo, é tentar cultivar uma atitude de gratitude. Esse tipo de emoção faz muito bem para saúde.
Priorizando as atitudes corretas, a preservação do corpo e respiração, o Yoga produzirá bons resultados, mesmo que você seja iniciante e ainda não consiga fazer todas as técnicas e os ásanas mais complicados.
Boas práticas!

bottom of page